Pesquisar este blog

Português, Literatura e Leitura

Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
(Chico Buarque)

No mês de Março, a professora Nice apresentou o Filme "Crianças Invisíveis" aos alunos das 8a. séries (9o. ano) e solicitou que fosse feita a opinião pessoal de cada aluno (a). Alguns trabalhos surpreenderam e serão publicados aqui.

 Crianças Invisíveis - Ficha Técnica

título original:All the Invisible Children
gênero:Drama
duração:1 hr 56 min
ano de lançamento: 2005
estúdio: Rai Cinemafiction / MK Film Productions S.r.l.
distribuidora: 01 Distribuzione / Paris Filmes
direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo
roteiro: Mehdi Charef, Diogo de Silva, Stribor Kusturica, Cinqué Lee, Joie Lee, Spike Lee, Qiang Li, Kátia Lund, Jordan Scott e Stefano Veneruso
produção: Maria Grazia Cucinotta, Chiara Tilesi e Stefano Veneruso
música: Terence Blanchard, Ramin Djawadi e Hai Lin
fotografia: Philippe Brelot, Cliff Charles, Changwei Gu, Toca Seabra, Vittorio Storaro, Jim Whitaker e Nianping Zeng
direção de arte:
figurino: Donna Berwick
edição: Barry Alexander Brown, Robert A. Ferretti e Dayn Williams
efeitos especiais:Neil Corbould Special Effects Ltd. / SR "Zeljko Bozic" za Pruzanje Kaskaderskih Usluga

Parabéns aos alunos das 8as. séries, os trabalhos ficaram muito bons!

- Você acha que a família e a escola poderiam mudar o destino das crianças do filme?
“Atualmente vemos muitas crianças abandonadas nas ruas, muitas vez não têm família, ou às vezes a família até está presente, mas não tem em seu desenvolvimento. Isso acaba afetando seu futuro.  
Com certeza a falta da família e da escola na vida de algumas crianças, afeta sim seu futuro, porque sem o apoio dos pais elas acabam tendo que se cuidar sozinhas e com isso acaba não sobrando tempo para a educação escolar.  
Uma criança em desenvolvimento precisa ser cuidada por sua família, para que ela tenha um bom desempenho educacional e escolar; porque se uma criança não tem apoio da família, ela tem que aprender a viver sozinha e com isso acaba não sobrando tempo para freqüentar a escola, mas não só isso como também ela pode seguir caminhos errados, como roubo, o tráfico de drogas, etc.  
Sem o apoio de uma escola, as crianças não adquirem conhecimento e isso é uma grande conseqüência em seu futuro, pois mais tarde elas provavelmente não conseguirão um bom emprego.  

Muitas vezes não tendo o apoio dos pais, acabam vivendo sozinhas e formando sua própria personalidade e caráter do jeito que acham certo, aprendendo e sendo ensinados pela vida. Mais tarde este fato pode acarretar até mesmo na educação da geração futura, ou seja, os filhos dessas pessoas que um dia foram crianças como essas serão iguais a eles.                         
 Enfim, a presença da família e da escola na vida de uma criança é fundamental em seu futuro e com certeza isso poderia mudar o destino das crianças como as do filme, que não tiveram exemplos a seguir e nem um apoio quando precisaram.
               Até quando crianças como estas vão continuar invisíveis aos olhos da sociedade?”
(Thamires Rodrigues de Sousa – 8ª. D)

" As crianças têm que ter uma infância melhor"
              "Hoje em dia as crianças da periferia não têm dinheiro, então eles não estudam porque uns vão trabalhar para ajudar os pais, outras crianças não vão á escola e vão roubar, porque eles têm que ajudar na casa.
               Mas as crianças fazem isso porque não têm outra escolha, aí eles trabalham, roubam ou passam fome, então muitas crianças vão pelo caminho mais fácil. Preferem roubar, aí eles roubando eles acabam indo presos.
               Se na periferia eles tivessem a ajuda do governo com cesta básica, escolas, creches para as mães colocarem as crianças para elas poderem trabalhar, tudo isso ia ser mais fácil. As crianças iriam para a escola com o apoio dos pais, não iam ficar na rua trabalhando ou roubando, não correriam risco de ir preso, de acontecer algum acidente, etc.
               Enfim, todas as crianças têm que ter uma infância de sorriso e felicidade."
(Willians Alves Xavier - 8a. A)