Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Culpado ou ocupado? Porque às vezes me confundo?

Em determinados momentos percebemos a utilização de erros na escrita de nossos alunos. Isso, geralmente, acontece pelo erro da "fala" ou da pronúncia (fonética*).

Fonética ou Fonologia é o estudo dos sons emitidos pelo ser humano para que possa se comunicar. É importante que o aluno seja incentivado na prática da leitura a fim de conhecer um número cada vez maior de palavras e seus significados a fim de se minimizar os comuns erros na escrita.

Pedir que leiam e repitam mental ou oralmente as palavras a fim de que melhor pronunciem os sons que cada letra ou sílaba têm na construção da palavra.

Um erro muito comum é a utilização do "L" na palavra ocupado. Isso acontece porque a criança/adolescente "entende" que existe um "L" entre o "u e o p" quando a repete oralmente. Então a palavra em sua fala fica assim: "OCULPADO" e é assim que ele a escreve.

Vamos então apenas demonstrar a diferença entre o correto e o equivocado:

Ele estava "ocupado", portanto, não pode ser "culpado".

8 comentários:

  1. hoje tive essa duvida ou seria dulvida rrsrssr?

    ResponderExcluir
  2. Sempre que tenho dúvida tiro aqui. Muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Sempre que tenho dúvida tiro aqui. Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. kkk Eu escrevi "oculpado" esses dias e fiquei um pouco constrangida, apesar de ser considerado um erro comum entre jovens eu leio muito, acho que é meio inaceitável.

    ResponderExcluir